domingo, 22 de agosto de 2010

OFICINAS DO 17º PORTO ALEGRE EM CENA

Inscrições de 10 a 27 de agosto por e-mail: oficinaspoaemcena@gmail.com

Todo o ano o Porto Alegre em Cena oferece uma programação diversificada também nas atividades formativas. Oficinas, palestras, homenagens e o já tradicional Ponto de Encontro, complementam a rica programação do festival e movimentam a classe artística da cidade. É nesse período que há uma forte troca entre atores locais e grupos participantes do festival. São diretores, cantores, figurinistas, cenógrafos, bailarinos e coreógrafos ministrando oficinas sempre muito concorridas. Confira a programação das oficinas e como se inscrever:


Composição em tempo real
Ministrante – Pablo Esbert Lilienfeld
dias 08, 09 e 10 de setembro, das 10h às 13h / Casa de Teatro

A oficina explora as possibilidades da composição coreográfica em tempo real. Improvisação é concebida aqui como um exercício de abertura e liberdade pessoal, mas, principalmente, como uma prática de audição em grupo.
O espanhol Pablo Esbert Lilienfeld é licenciado em Comunicação Audiovisual e Bacharel em Dança Contemporânea e seu trabalho combina suas experiências como ator e como bailarino em diversas companhias europeias, com coreógrafos como Carmen Werner e Pedro Berdayes. Atualmente, colabora com Philippe Saire em Lausanne, Suíça, grupo que, nesse ano, participa do Porto Alegre em Cena o espetáculo Lonesome Cowboy.


A teoria da prática do ator contemporâneo
Ministrante – Marta Isaacsson de Souza e Silva
08, 09, 10 e 11 de setembro, das das 14h30 às 17h30 / CCMQ – Sala C2

A oficina, que consiste num seminário teórico, aborda os princípios e os processos de criação do ator contemporâneo, reconhecendo seus vínculos históricos, entre outros, com Stanislavski, Meyerhold, Craig, Artaud, Grotowski, Barba, Brook, Kantor e Mnouchkine. A atividade se dará através de aulas expositivas e debates que deverão contemplar o estudo da cultura da autenticidade e da cultura da teatralidade que hoje se entrelaçam nas práticas cênicas.
Marta Isaacsson de Souza e Silva é Mestre e Doutora em Estudos Teatrais (Paris III), professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na mesma Universidade. É, também, pesquisadora CNPq da área de Artes.


Dramaturgia da Imagem
Ministrante – Marco Antônio de La Parra
10 e 11 de setembro, das 9h às 13h e das 15h às 19h / Santander Cultural – Sala Oeste

A viagem da palavra à imagem
Poética do sonho
Estrutura dramática baseada na imagem
Composição contra argumento
O regresso da palavra

A oficina trabalhará a relação do texto com a imagem, entrecruzando ambas linguagens, objetivando uma síntese. A escrita é provocada e a seguir, trabalha-se o resultado com imagens. A partir desse processo a versão textual é recuperada, terminando em uma pequena encenação.
Marco Antonio de La Parra (1952), escritor chileno, contista, novelista e psiquiatra, deu início a sua carreira em 1978. De sua autoria, “La secreta obscenidad de cada día” (1984) é o texto latino mais encenado no mundo. Tido como grande nome da literatura chilena da contemporaneidade, segundo o The New York Times e nomeado "Cultural Attaché" pelo governo espanhol.


Jogo e Repetição – Uma composição Gestual – Teatro Máquina
Ministrante – Fran Teixeira
10, 11 e 12 de setembro, das 9h às 13h / Usina do Gasômetro – Sala 309

A experimentação do conceito de estranhamento brechtiano através de sua experimentação física. Histórias do Sr. Keuner, de Brecht, será usado como base para a composição de cena, exercício esse que acontecerá em paralelo às discussões sobre o comportamento e o gestus social.
Fran Teixeira, diretora do espetáculo O Cantil, participante do 17º Porto Alegre em Cena, é autora do livro Prazer e crítica: o conceito de diversão no teatro de Bertolt Brecht. É diretora do Grupo Teatro Máquina (Fortaleza – CE) e professora no Curso Superior em Artes Cênicas do IFCE. Mestre pela ECA-USP, atualmente é doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia.


Oficina de Criação
Ministrante – Asier Zabaleta
13, 14, 15 e 16 de setembro, das 9h às 12h30 / Usina do Gasômetro – Sala 209

Um momento de busca por um trabalho a partir da pessoa, o que implica não somente a questão do corpo, mas do indivíduo, aquilo que vai além do terreno cênico, voltando-se para o que não é cênico: a bagagem pessoal, a cultura, as idéias. A utilização de objetos cotidianos reais e não de objetos representativos serão tema dos debates sobre as fronteiras entre a representação e a não-representação, buscando ferramentas como o olhar, a palavra e a consideração estrita do lugar de representação. Nascido no país basco Ezkio, Zabaleta foi fundador e diretor da Companhia espanhola Ertza, tendo participado de diversas companhias até a criação da Companhia Alias, na Suíça, em 1999. Entre seus trabalhos mais marcantes, estão EGO (2003), Babia (2005) e EGO-Tik (2004), esse último participante do 17º Porto Alegre em Cena.


Oficina e Performance de Intervenção Urbana
Ministrante – Marcelo Restori
14, 15, 16, 17 e 18 de setembro, das 14h às 18h / CCMQ – Sala G4

Troca entre linguagens e criação de uma presença cênica capaz de propor o diálogo com o espaço urbano e seus frequentadores. O trabalho proposto nos encontros faz parte da formação interdisciplinar de Marcelo Restori, fundador e diretor do Falos & Stercus, grupo referencial da cena contemporânea do Sul do Brasil, formado em cinema pela PUCRS, que ministrou curso similar no 17º London International Workshop Festival em 2004. Bailarinos, atores, músicos, artistas plásticos e circenses com experiência em suas áreas serão bem-vindos.


Vestindo a cena - traços e tramas entre espaços e corpos
Ministrante – Marcondes Lima
16, 17, 18 e 19 de setembro, das 14h às 18h / Santander Cultural – Sala Oeste

Através de reflexões e experimentações, a oficina põe foco sobre a elaboração conceitual e demais processos envolvidos na criação de cenários e figurinos teatrais, observando interações possíveis entre esses elementos e os espetáculos cênicos. Marcondes Gomes Lima é Mestre em Artes Cênicas e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. É, também, encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator e bonequeiro, integrando dois grupos de teatro: o Mão Molenga Teatro de Bonecos e o Coletivo Angú de Teatro, reconhecido nacionalmente pela trilogia Angú de Sangue, Ópera e Rasif: mar que arrebenta.


Introdução à Produção Teatral
Ministrante – Deolinda Vilhena
21, 22, 23 e 24 de setembro, das 10h às 13h / Santander Cultural – Sala Oeste

Entre a teoria e a prática, a oficina proporciona a troca de conhecimento, estimulando a reflexão sobre o fazer teatral, a partir dos seguintes temas: introdução e histórico da produção teatral no Brasil, o atual contexto teatral brasileiro e como os meios de produção dialogam e expressam o pensamento artístico. Questões específicas como as etapas de uma produção teatral, a conquista e a fidelização do público e as relações com o poder institucional e as empresas, incluindo aí as leis de incentivo e os demais modos de financiamento e marketing cultural, serão tratadas nos encontros ministrados por Deolinda Vilhena, jornalista e produtora teatral, Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, Mestre e Doutora pelo Institut d’Études théâtrales da Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III, e Pós-Doutora em Artes Cênicas pela Escola pela ECA/USP. Atualmente, Vilhena é professora de graduação e pós-graduação no Departamento de Artes Cênicas da USP e colunista de teatro da revista Terra Magazine. Integra, também, o grupo de pareceristas do Ministério da Cultura.


O ator presente
Ministrante - Christiane Jatahy
21, 22 e 24 de setembro, das 14h30 às 18h30 / CCMQ – Sala G4

Ativação do ator para a criação e a resposta a partir das relações presentes na cena. Para isso, serão propostos exercícios de dramaturgia atoral, criados pela diretora ministrante e pelo dramaturgo Jose Sanchis Sinisterra, assim como alguns exercícios de Viewpoints, técnica de improviso desenvolvida pela diretora norte americana Anne Bogart, além de técnicas diversas que exercitam a linguagem proposta.
O trabalho da diretora Christiane Jatahy, professora de Interpretação no Centro Universitário do Rio de Janeiro – UniverCidade, também fundadora e diretora da Companhia Vértice de Teatro, transita nessas de fronteira: ator x personagem, realidade x ficção, ator x público.


Oficina de técnica vocal para atores e cantores
Ministrante – Cida Moreira
23,24, 25 e 26 de setembro, 10h às 13h / Foyer Theatro São Pedro

O “se ouvir” nos leva a reproduzir os sons, a falar e a cantar com clareza e, principalmente, a ter consciência física da voz. Assim, a oficina compõe-se de exercícios musicados, ligados à Fonoaudiologia. O canto propriamente dito será explorado através de músicas teatrais de gêneros diferentes. A técnica para exercer a arte de cantar, principalmente no palco, é o objetivo dos encontros em que será trilhado um percurso estético e fisiológico que irá da respiração primordial até a emissão mais depurada e consciente da música.
Cida Moreira, artista com larga carreira no cenário nacional da música e do teatro, com diversos discos gravados e uma intensa participação em grandes shows nas últimas três décadas, é a ministrante dessa oficina destinada a atores e a cantores profissionais, ou a caminho do profissionalismo, incluindo aí locutores, professores, conferencistas.


Improvisação com máscaras balinesas
Ministrante - Stephane Brodt
23, 24, 25 e 26 de setembro, das 14h às 18h / Casa de Teatro

A oficina é um espaço para o desenvolvimento das aptidões necessárias ao teatro de máscara balinesa, o Topeng, como a imaginação, a presença cênica, a capacidade de estar no presente, “saber ser” mais do que “saber fazer” e engajamento físico. Além disso, é espaço para o rompimento com a forma de interpretação naturalista e psicológica, revelando as falhas e os vícios possibilitados por esse tipo de interpretação.
A oficina será ministrada por Stephane Brodt, diretor e ator do Amok Teatro, que tem formação nas seguintes escolas internacionais: Escola Catherine Brieux (Comédie Française), Escola Internacional do Mimodrama de Paris - Marcel Marceau, Escola de Mímica Corporal Dramática de Paris (onde trabalhou a técnica de Etienne Decroux); e já fez parte, entre tantos, das seguintes companhias: a Cia Théâtre de L’Ange Fou, a Cia Théâtre du Soleil, a Teatro Yunqué e a Toko Teatro, essa última fundada por ele na França.


Inscrições:
de 10 a 27 de agosto pelo e-mail: oficinaspoaemcena@gmail.com

é necessário:
a) breve currículo;
b) carta de intenção.

A divulgação dos resultados será postada dia 03 de setembro no site do Porto Alegre em Cena: www.poaemcena.com.br


Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten/ BD Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário