segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Igrejas evangélicas da Alemanha permitem que pastores e bispos gays morem com parceiros


Depois de uma reunião realizada na semana passada, a maioria do sínodo da Igreja Evangélica local passou a permitir que os sacerdotes homossexuais do Estado alemão da Baviera poderão conviver nas casas paroquiais com os parceiros.

A reunião aprovou a medida com 98 votos a favor, cinco contra e cinco abstenções, seguindo assim a recomendação prévia emitida pelo Conselho Evangélico do Estado da Baviera.

Assim, a partir de agora, os pastores homossexuais e as pastoras lésbicas poderão solicitar permissão à Igreja evangélica para compartilhar as dependências paroquiais com seus respectivos companheiros ou companheiras.

A hierarquia eclesiástica vai decidir cada caso individualmente, analisando se a convivência comum não afetará o trabalho pastoral do sacerdote.

A Igreja Evangélica Alemã deixa nas mãos das Igrejas regionais a decisão sobre a convivência dos casais homossexuais, por isso a regra varia entre os estados da Alemanha.

O caso da Baviera é especialmente chamativo, porque é considerado a região mais tradicionalista da Alemanha. Atualmente, o país conta com mais de 24 milhões fiéis evangélicos.

Livro de Bento 16 resume posições contrárias à homossexualidade


O livro "Luz do Mundo: O papa, a Igreja e o Sinais dos Tempos", assinado por Bento 16, explicita algumas das convicções da Igreja Católica sobre a homossexualidade. Lançada na última semana, a obra traz o pontíficie respondendo à perguntas do jornalista alemão Peter Seewald. Quando o entrevistador questiona se a Igreja não é contraditória ao dizer que pessoas LGBT merecem respeito ao mesmo tempo em que afirma que atos homossexuais são "intrinsicamente desarranjados", Bento 16 nega.

Apesar de reconhecer que gays são "seres humanos que merecem respeito e não devem ser discriminados por isso, o papa diz que homossexualidade vai contra o curso natural da sexualidade humana.
"Sexualidade tem sentido e direção específicos, e eles não são homossexuais. O sentido é a união entre homem e mulher para dar a posterioridade humana, filhos, um futuro." Apesar de saber que a homossexualidade pode ser algo que já nasce com o indivíduo, Bento 16 diz que ela não pode ser "considerada moralmente correta, e permanece contrária à essência do que Deus quis originalmente".

Em outra passagem do livro, o representante da Igreja Católica fala da sobre a presença de gays em monastérios e seminários. E mantém o pulso firme: "Homossexualidade é incompatível com a vocação sacerdotal. De oura forma, o celibato perderia seu sentido enquanto renúncia. Seria extremamente perigoso se o celibato virasse um tipo de pretexto para trazer ao sacerdócio pessoas que não querem se casar de maneira nenhuma.", afirma.

O papa aproveita para citar um documento divulgado pelo Vaticano em 2005, que proíbe a ordenação de homossexuais. Ele enfatiza que candidatos gays não podem se tornar padres porque a orientação sexual interfere no "senso de paternidade" exigido pela função.

14. Parada Gay de Porto Alegre





Num domingo que começou com muito sol e depois teve chuva na hora do desfile dos trios elétricos, cerca de 30 mil pessoas assistiram aos shows no palco montado no Parque Redenção em Porto Alegre.

Diversiadde é isso

sábado, 27 de novembro de 2010

15.Parada Livre de Porto Alegre


Neste domingo acontece mais uma Parada Livre em Porto Alegre no Parque da Redenção.

Brasileiro ilustra capa da revista francesa Têtu


O modelo brasileiro e lutador de Muay Thai, Maikel Castro, estrela a capa e um editorial super sexy da próxima edição da revista francesa Têtu. As fotos são de Marcio del Nero

O rapaz ,que tem 21 anos e 1m84cm de altura, é mineiro de Leopoldina e depois de passar uma temporada no Rio de Janeiro trabalhando em passarelas e atuando como figurante em produções da Rede Globo alça agora vôos internacionais e já mostra o resultado de sua beleza no mercado da moda internacional.


Mas também basta ver o rapaz para saber que ele tem tudo para despontar.

Estação Café


Já pensou em sair para tomar um café e encontrar os grandes musicais da Broadway em Porto Alegre? A Estação Musical inaugura, ao lado de sua sede, na Rua Schiller, o Estação Café, no dia 30 de novembro. O novo espaço é dedicado inteiramente aos espetáculos teatrais americanos e a ambientação inaugural será inspirada em Priscilla, A Rainha do Deserto. A cada temporada entram novos musicais em cartaz e uma exclusiva configuração, com decoração, trilha sonora, apresentações e gastronomia especial em um clima incrível. O Estação Café fica na Rua Schiller, 16, ao lado do Espaço de artes e música, Estação Musical.


Veja a programação:

Novembro à janeiro – Priscilla, A Rainha do Deserto
Janeiro à março – Fantasma da Ópera
Março à maio – Wicked
Maio à julho – O despertar da primavera
Julho à setembro – Billy Elliot

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

7ª edição do Festival de Cinema de Porto Alegre


Uma das novidades da 7ª edição do Festival de Cinema de Porto Alegre é a premiação em dinheiro aos vencedores das mostras competitivas

Estão abertas as inscrições do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre. Um dos eventos mais importantes do calendário nacional do cinema e das artes visuais, o CEN 2011 terá a sua sétima edição entre os dias 23 e 30 de abril, mantendo a sua proposta de incentivo à criatividade e à autoria na produção audiovisual independente contemporânea, desta vez com premiação em dinheiro aos vencedores.
Como em todas as edições anteriores do festival, o CEN 2011 valoriza diferentes gêneros de filmes e técnicas de realização, sem distinção de formatos de captação ou finalização. Assim, são bem-vindas desde produções realizadas em mídias mais atuais como o celular e as câmeras de vídeo digital e fotografia, até os tradicionais formatos de película de 16mm e 35mm, desde que sejam obras que estimulem a reflexão e a pesquisa de linguagens e dialoguem com os princípios do festival: a surpresa, a experimentação, a criatividade e a inovação. Esta proposta, ao lado do convite à inscrição de trabalhos para seleção, será ressaltada este ano por um vídeo realizado pelos artistas visuais Cristiano Lenhardt e Luiz Roque, já disponível no site do festival e nas redes sociais.
Podem ser inscritos até o dia 17 de janeiro de 2011 filmes de curta, média e longa-metragem produzidos em todos os gêneros e formatos, realizados no Brasil por brasileiros ou estrangeiros, ou ainda no exterior por brasileiros, que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2009 e não tenham participado das edições anteriores do CEN.
Além da seleção para as mostras competitivas do festival, os filmes vão concorrer a prêmios em dinheiro, iniciativa inédita na história do CineEsquemaNovo. Os cinco convidados que vão compor o júri oficial escolherão o Melhor longa-metragem (prêmio de R$ 12.000,00, doze mil reais), Melhor curta ou média-metragem (R$ 5.000,00, cinco mil reais), além de outros filmes de curta, média e longa-metragem que receberão prêmios especiais. Também serão premiados os melhores filmes eleitos pelo público do CEN e pelos alunos da Oficina de Crítica que será realizada durante o evento.
O CineEsquemaNovo 2011, financiado pela lei federal de incentivo à cultura, vai ser realizado na Usina do Gasômetro, ocupando diferentes espaços do centro cultural, e no Cine Santander Cultural. O festival conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio especial do Santander Cultural.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do festival: http://www.cineesquemanovo.org

Pixar contra homofobia


A Pixar reuniu vários depoimentos e montou um vídeo comovente contra a homofobia. Os protagonistas são os próprios funcionários da empresa, lésbicas e gays, que contam suas histórias e, ao mesmo tempo, encorajam crianças e adolescentes a não se sentirem sós e sem futuro diante da discriminação. Os conselhos são dados por membros de um dos estúdios mais criativos do mundo e tem como título “It Gets Better” (‘”Fica melhor”, em tradução livre) – em referência a um projeto mais amplo chamado “It Gets Better Project”. Veja o vídeo legendado abaixo.

http://uolcinema.blogosfera.uol.com.br/2010/11/24/funcionarios-da-pixar-gravam-depoimentos-contra-a-homofobia/

domingo, 21 de novembro de 2010

Pense nisso

Veja o perfil deste público no Brasil

18 milhões de brasileiros são gays, 10% da população
30% é o que eles gastam a mais do que os héteros
40% estão em SP, 14% no RJ, 8% em MG e 8% no RS
36% são da classe A, 47% são da B e 16%, da C
57% têm nível superior, 40% médio e 3% ensino fundamental

Fonte das estatísticas: empresas e CENSO GLS – Instituto de Pesquisa e Cultura GLS (www.censogls.com.br), uma joint-venture entre as empresas GLS Planet e JUMP Pesquisas

Rio de Janeiro é escolhido destino mais sexy no mundo

Um ano após ter sido eleito o melhor destino gay do mundo, o rio de Janeiro volta a vencer o concurso do mesmo segmento, só que agora na categoria - destino mais sexy - A votação ocorrida pelo site TripOutTravel.com, em parceria com o canal Logo, da MTV norte-americana voltado para o público LGBT, dos mesmos organizadores do ano passado.
A disputa por este título se deu contra Barcelona(Espanha, Tel Avi (Israel) e as cidades americanas Key West(Flórida), Las Vegas ( Nevada) e Pam Springs ( Califórnia).
No ano de 2009, Paris levou o título.

Agência da ONU aprova fala do papa sobre camisinha

A declaração do papa Bento XVI de que o uso da camisinha é justificado em alguns casos foi bem recebida por membros da igreja católica e autoridades de combate à aids de todo o mundo. Embora a proibição da Igreja Católica Romana à contracepção artificial não esteja em questão, a surpreendente declaração do pontífice pode relançar o debate sobre o assunto.



A agência da ONU contra a aids, a Unaids, elogiou os comentários do papa, mas alertou que esse foi apenas o primeiro passo na direção de tornar o uso da camisinha aceitável entre os católicos. "Esse é um passo significativo e positivo tomado pelo Vaticano", afirmou o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibe, em um comunicado. "A atitude reconhece que o comportamento sexual responsável e o uso de camisinha têm papel importante na prevenção do HIV", disse.


Shay Cullen, missionário que ajudou crianças vítimas de abuso sexual nas Filipinas, disse que essa foi uma mudança crucial na postura de Bento XVI. "Nós saudamos a mudança de opinião do papa porque ela é destinada a salvar vidas e proteger as pessoas", afirmou. "Nós vemos aqui um papa esclarecido colocando sua preocupação com a vida humana como a principal prioridade", acrescentou.


Caroline Nenguke, da Campanha de Ação e Tratamento, um grupo de defesa das pessoas portadoras de aids com sede em Cidade do Cabo, África do Sul, considerou as palavras do papa "um passo na direção certa", mas destacou que a mensagem não foi clara e pode levar a erros de interpretação. "A mensagem mostra que apenas homens que trabalham com prostituição devem usar camisinha e isso pode levar as pessoas que têm relações heterossexuais a pensarem que não podem usá-la", disse.


A afirmação de Bento XVI está em um livro que será lançado nesta terça-feira. Em entrevista publicada ontem, o papa reiterou que a camisinha não é uma solução moral para controlar a aids. No entanto, o pontífice acrescentou que em alguns casos, como os de prostitutos, o uso pode representar um passo para assumir responsabilidade "com o objetivo de reduzir o risco de infecção". As informações são da Associated Press.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Parada Gay do Rio de Janeiro





A Parada do Orgulho Gay no Rio de Janeiro em Copacabana reuniu um público que dançou muito ao som dos trios elétricos num dia chuvoso e frio no dia 14 de novembro.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Feira do Livro de Porto Alegre terá sarau erótico gay


A edição 2010 da Feira do Livro de Porto Alegre terá "Sarau Erótico" produzido pela ONG LGBT "Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade". A atividade integra a programação chamada "O cordão da saideira" e tem com objetivo abordar a literatura, o erotismo e a sexualidade a partir da atuação artística, textos e músicas.

O evento vai ser dirigido por Karine Capiotti e contará com participação especial de Laurita Leão, personagem de Lauro Ramalho, e apresentação de Valéria Houston, cantora trans conhecida do público gaúcho.

A ideia do sarau é trabalhar um gênero pouco explorado pela Feira do Livro, que é a temática LGBT. Sandro Ka, coordenador do Pontão de Cultura LGBT do grupo SOMOS, afirma que o "Sarau Erótico é uma oportunidade para que se possa apreciar este gênero, que representa diferentes formas de amor e de sexo na arte das palavras".

Serviço:
Sarau Erótico - Feira do Livro de Porto Alegre
Quando: quinta-feira, 11/11
Horário: 20h30